sexta-feira, 22 de junho de 2012

OPERAÇÃO NÊMESIS


Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira(22.06.2012) a Operação Nêmesis, resultado de investigações iniciadas há vários meses, com a finalidade de combater o tráfico de drogas na região Norte do Estado. A operação foi coordenada pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes – DEPRE em parceria com o  Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí que contou com o apoio do Serviço de Inteligência do 2º Batalhão de Polícia Militar. Na operação foram empregados homens do GATE, Força Tática de Parnaíba, Policiais Civis da DEPRE, 2º DP de Parnaíba.

A Operação Nêmesis tem o objetivo de desarticular várias organizações criminosas responsáveis pela distribuição e comercialização de drogas no Estado, principalmente em Teresina, com ramificações em Parnaíba e Luís Correia.

As investigações iniciaram quando a Polícia Civil do Piauí identificou um esquema de comercialização de drogas na cidade de Parnaíba cujos principais responsáveis eram ligados ao indivíduo Zé Maria Cobra, que à época estava preso na Casa de Custódia, em Teresina. Segundo levantamentos feitos pelos investigadores, Zé Maria Cobra coordenava, dentro do sistema prisional em Teresina, parte das ações criminosas de seu bando no litoral.
No transcorrer das investigações, constatou-se a existência de grupo criminoso liderado pelo nacional Paulo Cartegiane, rival de Zé Maria Cobra, que passou a disputar com aquele a venda de entorpecentes no Litoral.

Nessa disputa por pontos de venda de drogas vários integrantes desses grupos rivais foram assassinados, dentre eles os líderes Zé Maria Cobra e Paulo Cartegiane. Vários outros homicídios ocorreram em decorrência dessa rivalidade, principalmente em Teresina e Timon(MA). Diante das provas coletadas, indicando incidência nos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes (art. 33 da Lei nº 11.343/06), associação ao tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/06) foram solicitados à Justiça 18 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, a serem cumpridos por aproximadamente 60 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de diversas unidades da Polícia Civil do Estado do Piauí. Participaram, também, integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a Força Tática do 2º BPM Parnaíba e do Serviço de Inteligência da Polícia Militar e do 2º BPM.
A operação Nêmesis foi assim denominada em menção à deusa grega que vivia no monte Olimpo e figurava a vingança divina. Em português, a palavra designa alguém que exige ou inflige retaliação ou, por extensão de sentido, um rival ou adversário temível e geralmente vitorioso.
 


Foram apreendidos dois revólveres calibre 38, um rifle puma, calibre 44, um tablete lacrado em plástico contendo cocaína na forma de crack e aproximadamente, 1880 pedras de crack embaladas em papel laminado, prontas para a distribuição, celulares, computadores e muito dinheiro.








Na operação foram presos os irmãos Cobra - Anderson Araújo Miranda(Derson Cobra) e Antonio Araújo Miranda(Toin Cobra) os chefes do tráfico de drogas na região.
ANDERSON ARAÚJO MIRANDA 

Foram conduzidos também para a Central de Flagrantes Tiago Araújo Costa - vulgo Tiago Pezão, preso por porte ilegal de armas, formação de quadrilha e associação para o tráfico. Ele também é suspeito em alguns homicídios ocorridos em Parnaíba.






 

Serginho - preso com uma grande quantidade de crack


















Pitchula e Islândia




















Abimael e sua mãe Cida


















Foram cumpridos alguns mandados também na cidade vizinha (Luiz Corrreia) onde foram presos em flagrante por tráfico de drogas, Kátia Damasceno Conceição, 32 anos e seu marido João Batista Alves,residentes à rua São Francisco 2022, bairro Campos em Luís Correia. Na residência do casal a polícia apreendeu  R$ 2.000,00 reais em espécie,1.600 pedras de crack no ponto de comercialização, 02 tijolos da mesma droga pesando 2 quilos e 01 revólver calibre 38. 
 

Também foi conduzido a Central de Flagrantes Vulgo Neto


0 comentários: